top of page

RedeComCiência lança iniciativa para combater desinformação acerca do coronavírus

Atualizado: 5 de mai. de 2020

Por Lucas George Wendt


Além da pandemia de Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, o mundo está experimentando uma infodemia — a circulação de informações, verdadeiras ou não, de maneira rápida contínua. Atenta à qualidade das informações e notícias que têm sido discutidas pelo mundo todo, a Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência) lançou grupos de WhatsApp para divulgar informações confiáveis em relação ao coronavírus e seus desdobramentos. Para participar, basca clicar em um dos links abaixo:


Grupo 1: https://bit.ly/2V4Jz9v | Vagas esgotadas

Grupo 2: https://bit.ly/2wHjvb6 | Vagas esgotadas


O propósito do canal é ser um espaço para que toda a sociedade brasileira interessada em notícias confiáveis sobre a pandemia e seus desdobramentos possa encontrar material respaldado, checado e de qualidade no WhatsApp — plataforma que concentra milhões de usuários e, também, grande prevalência de notícias falsas e desinformação. Assim, o objetivo deste projeto é combater a desinformação em um dos canais onde a desinformação mais tem potência.

Uma vez no grupo, apenas os moderadores, profissionais da RedeComCiência, poderão enviar mensagens. É uma forma de garantir a confiabilidade das informações e a qualidade do canal.


Os conteúdos veiculados são audiocasts (mensagens de áudio de até 2 minutos de duração) e também textos (no formato de boletins informativos com referências a conteúdos embasados cientificamente). As publicações irão ao ar nas terças e quintas. Para acessar os áudios já publicados, basta acessar o canal da rede na plataforma Anchor ou ficar de olho no nosso blogue.


A RedeComCiência estimula que os interessados compartilhem e encaminhem o material disponibilizado no local em suas próprias redes de contatos.

--

A Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência) é uma associação apartidária e sem fins lucrativos, criada em fevereiro de 2018, para reunir profissionais interessados em discutir, amplificar, viabilizar e melhorar o jornalismo e a comunicação de ciência no Brasil. Ela é formada por profissionais das áreas da comunicação, divulgadores científicos e cientistas de todo o Brasil. Mais informações: https://www.redecomciencia.org.


Créditos da imagem: U.S. Army

Post: Blog2_Post
bottom of page