Convocação para a Assembleia Geral RedeComCiência

Atualizado: 3 de nov. de 2020

São Paulo, 1 de novembro de 2020

De acordo com o processo estabelecido em nosso estatuto aprovado na reunião de 4 de fevereiro de 2019, a diretoria da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência) vem por meio desta informar aos seus membros sobre as datas e os trâmites relativos à Assembleia Geral, que acontecerá com os seguintes objetivos:

1. Apresentar o balanço de ações da diretoria 2019-2021

2. Eleger a diretoria para o período de fevereiro de 2021 a janeiro de 2023

3. Eleger o conselho fiscal para o mesmo período

4. Aprovar eventuais modificações propostas no estatuto

Das datas

Em razão da pandemia de Covid-19 e da atual impossibilidade em fazer planejamentos acerca de reuniões em locais públicos e/ou fechados, a assembleia será 100% virtual por meio de algum aplicativo de videochamada a ser definido pela atual diretoria — todos os membros receberão as informações sobre como participar no tempo devido.

A reunião acontecerá no dia 8 de fevereiro de 2021 e começará pontualmente às 19 horas, com previsão de duração máxima de 3 horas.

Das eleições

Todos os membros aprovados e com a anuidade em dia têm direito a votar. Todos que se encaixam nesse parâmetro estabelecido também poderão se candidatar aos cargos diretivos por meio da formação de chapas, que devem ser configuradas da seguinte forma, de acordo com o atual estatuto:

1. Presidente

2. Vice-presidente

3. Secretário

4. Tesoureiro

5. Quatro diretores

6. Três membros do conselho fiscal

Para a formação da chapa, é imprescindível que sejam apresentados os nomes dos quatro membros que têm o desejo de ocupar os primeiros cargos (presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro).

Os quatro diretores e suas atribuições podem ser definidos num segundo momento, assim como os membros do conselho fiscal.

Candidatura das chapas

As chapas que participarão das eleições deverão ser inscritas com até três semanas de antecedência à assembleia geral. Portanto, a data-limite para a candidatura será no dia 18 de janeiro de 2021.

A inscrição deve acontecer por e-mail. A chapa deve enviar uma mensagem para redecomciencia@gmail.com com as seguintes informações:

1. Nome da chapa

2. Nome, sobrenome, estado civil, profissão, RG (com órgão emissor), CPF e endereço completo de todos os participantes da chapa (presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro e, se já tiver, diretores e conselheiros fiscais).

Os atuais ocupantes dos cargos de presidente e secretário ficarão responsáveis por checar se todos os candidatos são membros regulares da RedeComCiência e estão com a anuidade em dia.

Se todas as informações estiverem ok, a chapa será avisada pelo mesmo e-mail. Caso falte alguma informação, a chapa deverá enviar os dados até a data-limite.

Os membros saberão sobre as chapas aptas a participar do processo seletivo no dia seguinte ao encerramento das inscrições, no dia 19 de janeiro de 2021.

Forma de votação

Em razão da pandemia, a votação será 100% online, por meio do sistema iVote, contratada para este fim pela atual diretoria da RedeComCiência. A empresa possui todos os certificados digitais e processos criptografados para garantir a confiabilidade de todo o processo.

A empresa iVote ficará responsável por enviar e-mails individuais para todos os membros da RedeComCiência no período anterior à Assembleia Geral.

Cada pessoa terá um link único para votação, que será enviado para o e-mail cadastrado na ficha de inscrição de membros da RedeComCiência, e poderá deixar seu voto na plataforma.

Ao final do processo (e no dia seguinte à assembleia), a empresa enviará um relatório com os resultados, que serão apresentados e divulgados para todos os membros RedeComCiência e pelas redes sociais.

A diretoria eleita tomará posse a partir do conhecimento do resultado das eleições, no dia 9 de fevereiro de 2021.

Post: Blog2_Post