top of page

RedeComCiência comemora três anos com a Semana em Rede

Atualizado: 28 de jan. de 2022

Atividades incluem mesas redondas online e sorteios de livros.


De 31 de janeiro e 4 de fevereiro, acontece a Semana em Rede, uma série de atividades em comemoração ao aniversário de três anos da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência).


Siga nossos perfis no Twitter, Instagram e Facebook para acompanhar uma retrospectiva do que fizemos ao longo desses três anos, além de depoimentos de membros e sorteio de livros.


Entre as atividades, preparamos dois eventos online em que discutiremos a formação em jornalismo e divulgação científica e os desafios de se comunicar ciência em meio a tempos de desinformação e das incertezas que o fenômeno traz consigo.



Confira a programação dos eventos online e os links para inscrições:




Mesa 1 - Treinamento em jornalismo e divulgação científica no Brasil: iniciativas dentro e fora da academia


Dia 2 de fevereiro de 2022, às 19h


Descrição:

Grande parte dos jornalistas formados no Brasil nunca teve a oportunidade de cursar uma disciplina voltada ao jornalismo científico durante a graduação. Para combater essa carência, diversas iniciativas de capacitação em jornalismo científico e divulgação científica têm surgido nos últimos anos dentro e fora da academia.


Nesta mesa redonda, os convidados discutirão algumas dessas iniciativas desenvolvidas por organizações como Agência Bori, RedeComCiência, Labjor (Unicamp) e Amerek (UFMG). Durante o evento, a RedeComCiência lançará a segunda temporada do projeto de vídeo Jornalismo Científico em 5 Minutos, que recebeu o apoio do International Center for Journalists (ICFJ).


Participação:

Graça Caldas

Jornalista e pesquisadora do Programa de Pós-Gradução em Divulgação Científica e Cultural do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp.


Natália Flores

Jornalista de ciência e pesquisadora de comunicação e divulgação científica, Natália é gerente de conteúdo da Agência Bori.


Roberto Takata

Especialista em jornalismo científico, colaborador do Labjor (Unicamp) e do Amerek (UFMG).


Thiago Medaglia

Jornalista, escritor e fundador da Ambiental Media. Foi fellow em Jornalismo Científico no MIT e é mestrando em História da Ciência em Harvard.



Mediação:

Mariana Lenharo

Jornalista de ciência e saúde e diretora de comunicação da RedeComCiência, Mariana tem mestrado em jornalismo científico pela Columbia University.



 


Mesa 2 - Comunicando ciência em tempos de incerteza


Dia 4 de fevereiro de 2022, às 19h


Descrição:

A pandemia trouxe consigo muitas incertezas desde que surgiram os primeiros casos de Covid-19 em fins de 2019: não sabíamos exatamente qual a capacidade de letalidade e infecção do vírus, quais seriam as melhores formas de lidar com ele, e quanto tempo levaria até termos uma vacina. Alguns meses e muito esforço de comunicação depois, a ciência conseguiu responder a estas perguntas, mas não sem precisar navegar um mar de desinformação acidental e deliberada. Dois anos depois, jornalistas e comunicadores de ciência aprenderam bastante sobre como falar de ciência em meio à incerteza e desinformação.


Nesta mesa-redonda, nossos convidados conversarão um pouco sobre estes aprendizados no dia-a-dia e em sua própria prática em comunicação de ciência no jornalismo e nas redes sociais. As lições que levaremos para o pós-pandemia e exemplos em que a comunicação de ciência funcionou mesmo em meio à toda desinformação também serão temas da conversa.


Participação:

Mellanie Fontes-Dutra

Biomédica, pesquisadora e coordenadora da Rede Análise. Muito ativa nas redes sociais, tem sido uma das principais vozes de cientistas sobre Covid-19 no Twitter.


Luiza Caires

Luiza Caires é editora de Ciências do Jornal da USP e das mídias sociais @CienciaUSP. É também editora da newsletter Polígono, projeto do Núcleo Jornalismo com apoio do Instituto Serrapilheira e uma das comunicadoras de ciência de mais destaque nas redes sociais no Brasil.


Thiago Gonçalves

Thiago Gonçalves é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador de imprensa da Sociedade Astronômica Brasileira. Thiago, além disso, é um dos astrônomos com mais expressão nas redes sociais do Brasil.


Mediação:

José de Moura Leite Netto

José de Moura Leite Netto é presidente da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência). Doutor em Oncologia pelo A.C.Camargo Cancer Center, também é fundador e diretor da SENSU Comunicação.




 

Organização da Semana em Rede:

Arthur Bomfim

Clara Marques

Graciele Oliveira

José de Moura Leite Netto

José de Paiva Rebouças

Lucas George Wendt

Mariana Lenharo

Meghie Rodrigues


Post: Blog2_Post
bottom of page