RedeComCiência participa de mesa-redonda em seminário da Fiocruz Bahia
- RedeComCiencia
- 30 de jul.
- 1 min de leitura
Com o objetivo de refletir sobre o papel da formação jornalística universitária e continuada no enfrentamento da infodemia em saúde, a RedeComCiência organizou a mesa-redonda “Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência: formação jornalística como alicerce no combate à infodemia”. O encontro aconteceu no dia 29 de julho, em Salvador, como parte da programação do Seminário “Educação, Informação, Comunicação e Saúde: proteções contra a desinformação”, realizado pela Fiocruz Bahia.
Na debate, as membras da Rede Cristina Dissat, Graciele Oliveira, Monique Oliveira, Sylvana Cordeiro e Cristiane d’Avila (mediação) analisaram os desafios estruturais do ensino — em especial, o ensino público —, a necessidade de uma reforma curricular e de iniciativas que considerem, de forma transversal, a compreensão do sistema de saúde brasileiro, suas instâncias regulatórias (SUS, Anvisa, Conass, Conasems etc.), os determinantes comerciais e sociais da saúde e a aplicação de princípios éticos da prática jornalística.
A infodemia em saúde representa uma das ameaças mais complexas à segurança sanitária, à confiança pública nas instituições e à efetividade das políticas públicas. Informações descontextualizadas, falsas, pouco claras ou com extrapolações indevidas confundem cidadãos e desafiam resultados de políticas públicas. Esse fenômeno, amplificado pelas mídias digitais, tem raízes interdisciplinares e históricas que ultrapassam o campo da comunicação, envolvendo lacunas estruturais na formação educacional dos profissionais de mídia e uma desarticulação histórica entre os campos da Educação, Comunicação e Saúde.

Comentários