O jornalismo científico e a sensibilização para a ciência marcam o Conhecenças de setembro
- RedeComCiencia 
- 12 de set.
- 3 min de leitura
Por Graciele Oliveira
No dia 17 de setembro, a partir das 13h, Brasil (17h Portugal) acontece o quinto episódio da Série Conhecenças: navegando entre as formas de comunicar ciências que contará com a participação de Carlos Lima (SME-SP), Cristiane Parente (UnB e ABPEducmo) e Diogo Lopes de Oliveira (SECTI/PE, UFCG e UFPE), para falar sobre a importância do jornalismo científico e da divulgação científica na sensibilização de crianças e adolescentes para a ciência. A mediação do evento será realizada por Ana Carvalho, Presidente da SciComPt e Graciele Oliveira, membro da RedeComCiência. Para participar do evento online é necessário se inscrever gratuitamente por meio do link Inscrição na Reunião - Zoom.
No webinar, os três participantes trarão diferentes pontos de vista a partir de suas atuações. Carlos Lima apresentará o programa Imprensa Jovem Estudante Mediador dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fruto da parceria entre Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) e Unesco Brasil. O programa capacita professores e estudantes para se tornarem educadores e divulgadores das ODS e é orientado para a criação de agências de notícias estudantis com foco no desenvolvimento de projetos de intervenção social. Cristiane Parente falará sobre a experiência de engajamento público com a ciência a partir da educomunicação, no projeto Rede Biota Cerrado, e o Hackathon sobre o Cerrado realizado na última Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Na ocasião, Diogo Lopes abordará o conceito de Sensibilização à Ciência como forma de estimular o encantamento pelas ciências, provocar a curiosidade e os consequentes questionamentos, a partir de fenômenos visuais, táteis, sonoros, olfativos e gustativos. Diogo também falará sobre a importância da criação de editais voltados para construção de uma política pública voltada para a divulgação científica na primeira infância.

Sobre os palestrantes:
Carlos Alberto Mendes de Lima é especialista em Educomunicação, formador de professores e radialista. Desde 2005, coordena o Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Criador do programa Imprensa Jovem, atualmente política pública na cidade de São Paulo e atuou também como Conselheiro Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Prêmio Mariazinha Fusari da USP, o Prêmio ARede na categoria Redes Sociais, o MIT Creative Learning Award e o reconhecimento da Aliança Global para Mídia e Informação da UNESCO.
Cristiane Parente é Jornalista, Educomunicadora, Consultora individual Unesco em Comunicação e Educação. Possui doutorado em Comunicação, com bolsa Capes, pela Universidade do Minho; Pós-Doutorado com bolsa Capes em Educomunicação e Engajamento Público com a Ciência pela Faculdade de Comunicação/ Rede Biota Cerrado e Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB); Mestrado em Educação, Tecnologias e Comunicação pela Faculdade de Educação da UnB e Mestrado em Comunicação e Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona. É professora e pesquisadora colaboradora da Faculdade de Comunicação da UnB, onde criou a disciplina optativa Educação Midiática e Educomunicação; professora de Graduação e Pós-graduação do Centro Universitário IESB/EAD. Membro da Unesco MIL Alliance Working Groups; do Coletivo de Jornalismo Infantojuvenil – COLO e da Rede Nacional de Combate à Desinformação - RNCD. É diretora de Relações Institucionais e sócia-fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e diretora da Iandé Comunicação e Educação. Foi consultora em Educação Midiática da Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República do Brasil (Secom-PR) e atualmente é consultora nesta área para o Ministério da Educação.
Diogo Lopes de Oliveira é Professor Associado I do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) desde junho de 2013, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desde maio de 2025. A partir de 2024, é Diretor de Sensibilização e Difusão Científica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI/PE) e foi Vice-Presidente da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (Rede Comciência) entre fevereiro de 2023 e março de 2025. Entre junho de 2021 e junho de 2024, foi Secretário Regional Paraíba da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Entre março de 2019 e março de 2021, foi professor visitante do Departamento de Comunicação da Cornell University, em Ithaca, nos Estados Unidos.
Sobre
Crianças e adolescentes no jornalismo científico e na divulgação científica
Convidados: Carlos Lima (SME-SP), Cristiane Parente (UnB) e Diogo Lopes (SECTI-PE/UFCG).
Mediação: Ana Carvalho (SciComPt) e Graciele Oliveira (RedeComCiência)
Dia 17/09/2025 a partir das 13h (Brasil) | 17h (Portugal)
Inscrições em: Inscrição na Reunião - Zoom


Comentários