• RedeComCiencia

Congresso E-vigilância debate a epidemiologia de doenças transmissíveis em tempos de COVID-19

Evento online da Fiocruz e FGV discute avanços em epidemiologia a partir da pandemia e inclui temas como coleta e modelagem de dados. RedeComCiência é apoiadora.




Sucesso na primeira edição em que reuniu iniciativas de todo o Brasil para modernizar o monitoramento e controle de arboviroses, o Congresso E-vigilância chega a sua segunda edição em 2021 com uma programação toda online e reunindo as inúmeras inovações que foram feitas com a chegada da pandemia da COVID-19, desde a coleta de dados, análise, modelagem, comunicação em saúde, dentre outros.


A conferência nacional interdisciplinar sobre inovação na vigilância de doenças transmissíveis é organizada por pesquisadores da Fiocruz/RJ e da Fundação Getúlio Vargas e tem como apoiadora a Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência). Membros da Rede estão contribuindo com sugestões de iniciativas voltadas à temática do evento e a organização também participará das atividades em novembro.


Nunca a vigilância epidemiológica teve que caminhar tão rápido e de forma tão integrada, e observou-se tamanho engajamento comunitário e social para organizar informações e promover ações.


Entre os temas abordados este ano estão inovações tecnológicas na vigilância epidemiológica e ambiental; tecnologias sociais, vigilância participativa e comunitária; data science para vigilância epidemiológica; vigilância de doenças emergentes e inovações em vigilância epidemiológica em populações vulneráveis.


Entendendo a importância da informação sobre ciência e saúde durante o período de pandemia, o congresso também terá o painel "Desafios em comunicação em saúde em tempos de pandemia" com especialistas debatendo as principais dificuldades enfrentadas.


O organizador do evento é Flávio Codeço Coelho, professor da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas e coordenador do InfoDengue. No comitê científico e organizador do evento há pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP-MG), London School of Hygiene & Tropical Medicine e Harvard, entre outras instituições.


Pelo segundo ano, os alunos de administração do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET/RJ) participam do processo de desenvolvimento do evento também integrando o comitê organizador.


Fique atento às datas


Período de inscrições

30 de março a 03 de novembro


Submissão de trabalhos

01 de abril de 2021 a 15 de setembro


Congresso

03 de novembro de 2021 a 05 de novembro


Para saber mais, acesse https://e-vigilancia.dengue.mat.br/.


21 views0 comments