top of page

QUEM SOMOS

A Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência) é uma associação apartidária e sem fins lucrativos que reúne profissionais interessados em discutir e melhorar a qualidade do jornalismo e da comunicação de ciência em nosso país.

GESTÃO 2023-2025

Graciele Almeida de Oliveira

Presidente

Graciele Almeida de Oliveira

Cursou o bacharelado em Química e o doutorado em Ciências Biológicas - Bioquímica pelo Instituto de Química USP. Foi professora substituta na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Campus Diadema, fez pós-doutorado na Unifesp - Campus Capital e foi Guest Researcher no National Cancer Institute (NIH, EUA) com bolsa de pós-doutorado do CNPq. A busca por desenvolver uma divulgação científica mais cidadã a levou a especializar-se em Jornalismo Científico pelo Labjor-Unicamp e a cursar a Licenciatura em Educomunicação na ECA-USP. Foi responsável pelo desenvolvimento e gestão da divulgação científica do BINGO Telescope e a criação do Núcleo de Comunicação da Fundação Carlos Chagas. Fez parte das das equipes de administração e comunicação do Blogs de Ciência da Unicamp.

Diogo Lopes de Oliveira

Vice-Presidente

Diogo Lopes de Oliveira

Atualmente, sou professor de Comunicação Social da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e professor permanente da Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Secretário Regional Paraíba da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Fui professor visitante do Departamento de Comunicação da Cornell University, em Ithaca (EUA). Sou formado em Comunicação Social - Jornalismo pela UFPE . Mestre em Comunicação Científica, Médica e Meio Ambiental pela Universitat Pompeu Fabra, mesma instituição onde obtive o título de doutor em Comunicação Pública.

Lucas George Wendt

Secretário

Lucas George Wendt

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIN da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Especialista em Comunicação Institucional pela Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul - Fadergs (2021); bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias de Sul - UCS (2021); e bacharel em Jornalismo pela Universidade do Vale do Taquari - Univates (2017). Sou pesquisador de grupo de pesquisa DataLab: Laboratório de Dados, Métricas Institucionais e Reprodutibilidade Científica (CNPq/UFRGS) e no Necit: Núcleo de Estudos em Ciência, Inovação e Tecnologia (CNPq/UFRGS). Profissionalmente atuo como assessor de imprensa. Desenvolvo voluntariados em diferentes áreas. Tenho interesse em comunicação e em ciência, com ênfases em comunicação científica, comunicação pública da ciência, divulgação científica, história da ciência, imagem, fotografia e paleontologia. Integrante da diretoria da RedeComCiência nas gestões 2021/2022 e 2023/2024.

Monique Oliveira

Diretoria de Rede

Monique Oliveira

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e mestra em Divulgação Científica pela Unicamp, Monique Oliveira tem mais de 10 anos de atuação no jornalismo científico e quatro prêmios na área. Trabalhou nas redações da Revista ISTOÉ, Folha de S.Paulo e G1. Atualmente, é pós-doutoranda no projeto Voices (Value of Openness, Inclusion, Communication, and Engagement for Science in a Post-Pandemic World), financiado por quatro países, incluindo a Fapesp no Brasil. Também é bacharela em jornalismo pela Cásper Líbero e em Ciências Sociais pela USP. Tem particular interesse nas áreas de ciência cidadã, mapeamento de controvérsias científicas e Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia, com a inserção da ciência no mundo dos valores e na democracia.

Clara Marques de Sousa

Diretoria de Comunicação e Conteúdo

Clara Marques de Sousa

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Jornalista com experiência em comunicação de ciência e saúde, fez parte da comunicação organizacional do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) e integra a Rede de Jornalistas e Comunicadores de Ciência e Saúde (Rede ComCiência). Especializanda em Divulgação e Popularização da Ciência pela Casa de Oswaldo Cruz (COC - Fiocruz) e Mestranda no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor - Unicamp). Foi assistente de Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico pela Fundação de Apoio à Fiocruz (Fiotec) e produziu a primeira intertemporada de mesacasts do Podcast Ciência Suja em parceria com o Instituto Questão de Ciência (IQC). Atualmente, é Jornalista do Centro Colaborador para Qualidade e Segurança do Paciente – Proqualis/ Fiocruz e também atua como Redatora freelancer para a Agência Bori.

Jaqueline Sordi

Diretoria de Relações Internacionais

Jaqueline Sordi

Bióloga e jornalista, atua há mais de 15 anos em comunicação científica e ambiental. Com especialização em Sustentabilidade pela Universidade da Califórnia (UCLA) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem reportagens publicadas em veículos nacionais e internacionais, como Agência Lupa, Folha de S. Paulo, Zero Hora, Mongabay, KCET e The Earth and I. Já atuou como jornalista, editora e coordenadora de conteúdo em veículos de comunicação e organizações não-governamentais como Observatório do Clima e Greenpeace. Vencedora de dois prêmios nacionais e três regionais em jornalismo ambiental, foi uma das profissionais de comunicação indicadas em 2021 para o Prêmio Comunique-se na categoria Sustentabilidade. Atualmente é doutoranda pela UFRGS e editora sênior do Observatório do Instituto Questão de Ciência.

iconmonstr-email-10-24.png

jaqueline@redecomciência.org

Mariana Guenther

Diretora de Integração Nacional

Mariana Guenther

Professora associada no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (UPE), docente permanente do Programa de Pós Graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental da UPE e do Mestrado Profissional em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável da UPE, bolsista de produtividade do CNPq na área de Divulgação Científica e coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Educação Ambiental e Comunicação da Ciência. Produtora e apresentadora dos podcasts “Prosa com Ciência” e “Ciência no dia a dia” e da série “Diálogos Ambientais” no YouTube. Bióloga e mestre em Ecologia pela UFRJ, doutora em Oceanografia pela USP, e livre docente pela UPE, atualmente doutoranda em Comunicação Social pela UFPE.

Daniel Dieb

Tesoureiro

Daniel Dieb

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero (2016), Daniel Dieb trabalha para o International Center For Journalists (ICFJ) no Fórum Pamela Howard para Cobertura de Crises Globais. Ele também é tutor no curso Repórter Paraisópolis, do Hospital Israelita Albert Einstein, e cuida da newsletter FolhaMed, da Folha de S.Paulo. Antes, fez o treinamento para cobertura de Saúde em jornalismo diário da Folha de S.Paulo (2019) e passou um ano (2017-2018) como pesquisador no CEPID NeuroMat (Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática) com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Ele já publicou matérias sobre ciência, saúde e tecnologia na Folha S Paulo e no UOL.

presidente
gestao atual
vice-presidente
integracao-nacional
comunicacao-conteudo
tesouraria
rede-nacional
relacoes-internacionais
secretario
conselho-fiscal

VOLUNTÁRIOS

Ana Beatriz Tuma

Jornalista

César Duleba Paulo

Estudante de biologia

Érica De Mello Silva

Física

Luiza Vidal

Jornalista

Anna Carolina Düppre

Jornalista

Clara Marques

Jornalista

Isis Nóbile Diniz

Jornalista

Monique Oliveira

Jornalista

Bianca Lucchesi

Bióloga

Cristiane Pinho

Jornalista

Janaína Dutra

Física médica

Rafaela Falaschi

Bióloga

voluntarios

GESTÃO 2021-2023

foto_moura_divulgacao.jpg

José De Moura Leite Netto

Presidente

Jornalista graduado pelo UNIFIEO, com pós em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero e mestre e doutor em Oncologia pelo A.C.Camargo Câncer Center. Diretor/fundador da SENSU Consultoria de Comunicação, agência especializada em ciência, saúde e educação. Colaborador da Agência Bori, repórter de saúde da revista Problemas Brasileiros, curador de conteúdo científico da Oncoclínicas e professor convidado da disciplina Divulgação dos Achados Científicos em Saúde: Popularização da Ciência como estratégia de Disseminação de Conhecimentos Acadêmicos para o Público não Especializado do programa de pós-graduação em Ciências Odontológicas da FOUSP e do programa de Odontologia da UFPR. Vice-presidente da RedeComCiência na gestão 2019-2021.

gestao-passada

GESTÃO 2019-2021

André Biernath.jpeg

André Biernath

Presidente

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-graduado em comunicação e mídias digitais pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Repórter da Revista Saúde, da Editora Abril, há 8 anos

bottom of page