GESTÃO 2023-2025
Presidente
Graciele Almeida de Oliveira
Cursou o bacharelado em Química e o doutorado em Ciências Biológicas - Bioquímica pelo Instituto de Química USP. Foi professora substituta na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Campus Diadema, fez pós-doutorado na Unifesp - Campus Capital e foi Guest Researcher no National Cancer Institute (NIH, EUA) com bolsa de pós-doutorado do CNPq. A busca por desenvolver uma divulgação científica mais cidadã a levou a especializar-se em Jornalismo Científico pelo Labjor-Unicamp e a cursar a Licenciatura em Educomunicação na ECA-USP. Foi responsável pelo desenvolvimento e gestão da divulgação científica do BINGO Telescope e a criação do Núcleo de Comunicação da Fundação Carlos Chagas. Fez parte das das equipes de administração e comunicação do Blogs de Ciência da Unicamp.
Vice-Presidente
Diogo Lopes de Oliveira
Atualmente, sou professor de Comunicação Social da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e professor permanente da Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Secretário Regional Paraíba da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Fui professor visitante do Departamento de Comunicação da Cornell University, em Ithaca (EUA). Sou formado em Comunicação Social - Jornalismo pela UFPE . Mestre em Comunicação Científica, Médica e Meio Ambiental pela Universitat Pompeu Fabra, mesma instituição onde obtive o título de doutor em Comunicação Pública.
Secretário
Lucas George Wendt
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIN da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Especialista em Comunicação Institucional pela Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul - Fadergs (2021); bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias de Sul - UCS (2021); e bacharel em Jornalismo pela Universidade do Vale do Taquari - Univates (2017). Sou pesquisador de grupo de pesquisa DataLab: Laboratório de Dados, Métricas Institucionais e Reprodutibilidade Científica (CNPq/UFRGS) e no Necit: Núcleo de Estudos em Ciência, Inovação e Tecnologia (CNPq/UFRGS). Profissionalmente atuo como assessor de imprensa. Desenvolvo voluntariados em diferentes áreas. Tenho interesse em comunicação e em ciência, com ênfases em comunicação científica, comunicação pública da ciência, divulgação científica, história da ciência, imagem, fotografia e paleontologia. Integrante da diretoria da RedeComCiência nas gestões 2021/2022 e 2023/2024.
Diretoria de Rede
Monique Oliveira
Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e mestra em Divulgação Científica pela Unicamp, Monique Oliveira tem mais de 10 anos de atuação no jornalismo científico e quatro prêmios na área. Trabalhou nas redações da Revista ISTOÉ, Folha de S.Paulo e G1. Atualmente, é pós-doutoranda no projeto Voices (Value of Openness, Inclusion, Communication, and Engagement for Science in a Post-Pandemic World), financiado por quatro países, incluindo a Fapesp no Brasil. Também é bacharela em jornalismo pela Cásper Líbero e em Ciências Sociais pela USP. Tem particular interesse nas áreas de ciência cidadã, mapeamento de controvérsias científicas e Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia, com a inserção da ciência no mundo dos valores e na democracia.
Diretoria de Comunicação e Conteúdo
Clara Marques de Sousa
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Jornalista com experiência em comunicação de ciência e saúde, fez parte da comunicação organizacional do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) e integra a Rede de Jornalistas e Comunicadores de Ciência e Saúde (Rede ComCiência). Especializanda em Divulgação e Popularização da Ciência pela Casa de Oswaldo Cruz (COC - Fiocruz) e Mestranda no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor - Unicamp). Foi assistente de Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico pela Fundação de Apoio à Fiocruz (Fiotec) e produziu a primeira intertemporada de mesacasts do Podcast Ciência Suja em parceria com o Instituto Questão de Ciência (IQC). Atualmente, é Jornalista do Centro Colaborador para Qualidade e Segurança do Paciente – Proqualis/ Fiocruz e também atua como Redatora freelancer para a Agência Bori.
Diretoria de Relações Internacionais
Jaqueline Sordi
Bióloga e jornalista, atua há mais de 15 anos em comunicação científica e ambiental. Com especialização em Sustentabilidade pela Universidade da Califórnia (UCLA) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem reportagens publicadas em veículos nacionais e internacionais, como Agência Lupa, Folha de S. Paulo, Zero Hora, Mongabay, KCET e The Earth and I. Já atuou como jornalista, editora e coordenadora de conteúdo em veículos de comunicação e organizações não-governamentais como Observatório do Clima e Greenpeace. Vencedora de dois prêmios nacionais e três regionais em jornalismo ambiental, foi uma das profissionais de comunicação indicadas em 2021 para o Prêmio Comunique-se na categoria Sustentabilidade. Atualmente é doutoranda pela UFRGS e editora sênior do Observatório do Instituto Questão de Ciência.
Diretora de Integração Nacional
Mariana Guenther
Professora associada no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (UPE), docente permanente do Programa de Pós Graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental da UPE e do Mestrado Profissional em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável da UPE, bolsista de produtividade do CNPq na área de Divulgação Científica e coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Educação Ambiental e Comunicação da Ciência. Produtora e apresentadora dos podcasts “Prosa com Ciência” e “Ciência no dia a dia” e da série “Diálogos Ambientais” no YouTube. Bióloga e mestre em Ecologia pela UFRJ, doutora em Oceanografia pela USP, e livre docente pela UPE, atualmente doutoranda em Comunicação Social pela UFPE.
Tesoureiro
Daniel Dieb
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero (2016), Daniel Dieb trabalha para o International Center For Journalists (ICFJ) no Fórum Pamela Howard para Cobertura de Crises Globais. Ele também é tutor no curso Repórter Paraisópolis, do Hospital Israelita Albert Einstein, e cuida da newsletter FolhaMed, da Folha de S.Paulo. Antes, fez o treinamento para cobertura de Saúde em jornalismo diário da Folha de S.Paulo (2019) e passou um ano (2017-2018) como pesquisador no CEPID NeuroMat (Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática) com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Ele já publicou matérias sobre ciência, saúde e tecnologia na Folha S Paulo e no UOL.