QUEM SOMOS

A Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência) é uma associação apartidária e sem fins lucrativos que reúne profissionais interessados em discutir e melhorar a qualidade do jornalismo e da comunicação de ciência em nosso país.

GESTÃO 2021-2023

José De Moura Leite Netto

Presidente

José De Moura Leite Netto

Jornalista graduado pelo UNIFIEO, com pós em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero e mestre e doutor em Oncologia pelo A.C.Camargo Câncer Center. Diretor/fundador da SENSU Consultoria de Comunicação, agência especializada em ciência, saúde e educação. Colaborador da Agência Bori, repórter de saúde da revista Problemas Brasileiros, curador de conteúdo científico da Oncoclínicas e professor convidado da disciplina Divulgação dos Achados Científicos em Saúde: Popularização da Ciência como estratégia de Disseminação de Conhecimentos Acadêmicos para o Público não Especializado do programa de pós-graduação em Ciências Odontológicas da FOUSP e do programa de Odontologia da UFPR. Vice-presidente da RedeComCiência na gestão 2019-2021.

Meghie Rodrigues

Vice-presidente

Meghie Rodrigues

Meghie Rodrigues é jornalista freelancer especializada na cobertura de ciência, meio ambiente e mudanças climáticas. Trabalha principalmente com a mídia internacional, com matérias publicadas nos portais SciDev.Net, Mongabay, Eos, Scientific American, Thomson Reuters Foundation e outros. Mestre em Divulgação Científica e Cultural pela Unicamp, Meghie já foi pesquisadora no Museu do Amanhã, onde criou os programas Amanhã em Pesquisa, primeira iniciativa voltada para o fomento de pesquisa acadêmica no Museu, e Mulheres na Ciência, voltado para a discussão de gênero no âmbito científico. Na RedeComCiência, foi diretora de Integração Nacional na gestão 2019-2021.

Samuel Antenor

Diretor de Integração Nacional

Samuel Antenor

Jornalista com pós-graduação em Jornalismo Científico e mestrado em Divulgação Científica, ambos pela Unicamp, atua em comunicação, consultoria e jornalismo com ênfase em temas de C&T, Meio Ambiente e Saúde. Foi diretor do Centro de Apoio Técnico-Científico do Instituto de Saúde da SES-SP, editor do Boletim do Instituto de Saúde (BIS), assessor da Comissão de Comunicação e Informação do Conselho Estadual de Saúde de SP e assessor de comunicação da FAPESP, onde atuou também como repórter na Revista Pesquisa e na Agência Fapesp. Atualmente é editor do site do Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade do IPEA.

Mariana Lenharo

Diretora de Comunicação e Conteúdo

Mariana Lenharo

Mariana Lenharo é uma jornalista com mais de 10 anos de experiência na cobertura de saúde e ciência. Tendo reportado sobre uma ampla gama de temas, incluindo astrofísica, neurociência e mudanças climáticas, desenvolveu um interesse especial por saúde pública e medicina baseada em evidências. Depois de ter atuado em redações de publicações como o Estado de São Paulo, Folha de S.Paulo e G1, Mariana se estabeleceu como jornalista freelancer, com matérias publicadas em veículos brasileiros e internacionais como Scientific American, Elemental e BBC News Brasil. É bacharel em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em jornalismo científico pela Columbia University.

Daniel Dieb

Tesoureiro

Daniel Dieb

Formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2016), passou um ano (2017-2018) como pesquisador no CEPID NeuroMat (Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática) com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) por meio da bolsa MídiaCiência para jornalismo e divulgação científica. Fez o treinamento para cobertura de Saúde em jornalismo diário da Folha de S.Paulo (2019). Trabalha para o International Center For Journalists (ICFJ) no Fórum de Reportagem sobre a Crise Global de Saúde desde 2020. Escreveu matérias sobre ciência, saúde e tecnologia que foram publicadas na Folha e no UOL. Também se interessa por audiência, circulação e novos produtos jornalísticos.

Graciele Almeida De Oliveira

Diretora de Rede

Graciele Almeida De Oliveira

Cursou o bacharelado em Química e o doutorado em Ciências Biológicas - Bioquímica pelo Instituto de Química USP. Foi professora substituta na Unifesp - Campus Diadema, fez pós-doutorado na Unifesp - Campus Capital e foi Guest Researcher no National Cancer Institute (NIH, EUA) com bolsa de pós-doutorado do CNPq. A busca por desenvolver uma divulgação científica mais cidadã a levou a especializar-se em Jornalismo Científico pelo Labjor-Unicamp e a cursar a Licenciatura em Educomunicação na ECA-USP. Foi responsável pelo desenvolvimento e gestão da divulgação científica do BINGO Telescope. Atualmente, faz parte das equipes de administração e comunicação do Blogs de Ciência da Unicamp.

Giuliana Miranda

Diretora de Relações Internacionais

Giuliana Miranda

Giuliana Miranda é formada em jornalismo pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e tem dois mestrados: um em ciência política e relações internacionais pela Universidade Católica Portuguesa, e outro em divulgação científica e cultural pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Ela escreve para a Folha desde janeiro de 2010, onde foi repórter de Ciência, Saúde, Equilíbrio e Ambiente. Ela também contribui para o site Medscape, onde escreve sobre saúde pública e ciência. Desde 2014, vive em Lisboa, onde é presidente da AIEP (Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal) e uma das comentaristas do programa “Mundo sem Muros”, na RTP Internacional.

Lucas George Wendt

Secretário

Lucas George Wendt

Bacharel em Jornalismo pela Universidade do Vale do Taquari - Univates (2017) e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2020). Especialização em andamento em Comunicação Institucional pela Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul - Fadergs. Analista de comunicação interna, analista de comunicação e marketing e professor de nível técnico, funções exercidas na Univates. Voluntário do Grupo de Pesquisa em Comportamento e Competências Infocomunicacionais (InfoCom/UFRGS). Secretário da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência) (Gestão 2021-2023). Tem interesse nas dinâmicas e fluxos da comunicação e da divulgação da ciência por meio do jornalismo e da ciência da informação.

Ewerton Souza

Conselheiro fiscal

Ewerton Souza

Biólogo, mestrando no departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da USP, criador do grupo BIO+ ciência.

Mirtes Bogéa

Conselheira fiscal

Mirtes Bogéa

Relações públicas, jornalista, redatora e pós-graduada em marketing (Faculdade de comunicação social Cásper Líbero e Escola Superior de Propaganda e Marketing, ambas em São Paulo) há 29 anos, sendo os últimos 15 trabalhando com comunicação em saúde.

Edson Paz

Conselheiro fiscal

Edson Paz

Licenciado em biologia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestrando no departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências - USP. Integrante do Grupo BIO+

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

VOLUNTÁRIOS

Ana Beatriz Tuma

Jornalista

César Duleba Paulo

Estudante de biologia

Érica De Mello Silva

Física

Luiza Vidal

Jornalista

Anna Carolina Düppre

Jornalista

Clara Marques

Jornalista

Isis Nóbile Diniz

Jornalista

Monique Oliveira

Jornalista

Bianca Lucchesi

Bióloga

Cristiane Pinho

Jornalista

Janaína Dutra

Física médica

Rafaela Falaschi

Bióloga

 

GESTÃO 2019-2021

André Biernath.jpeg

André Biernath

Presidente

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-graduado em comunicação e mídias digitais pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Repórter da Revista Saúde, da Editora Abril, há 8 anos