Um encontro para discutir a profissão de divulgador científico

Entre os dias 27 e 28 de agosto, acontece o Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência na sede do Instituto Principia em São Paulo, na Rua Pamplona,145


A primeira edição do Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência (EBDC2022), nos dias 27 e 28 de agosto, em São Paulo, tem como proposta reunir divulgadores científicos das mais diversas áreas do conhecimento para discutir teoria e prática em divulgação científica, área que tem crescido nos últimos anos.


Banner do Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência

Neste sentido, além das mesas temáticas com discussões que vão do jornalismo científico e do combate à desinformação a pesquisas na área, o espaço dos pôsteres foi pensado de forma a reunir pesquisadores com trabalhos acadêmicos e divulgadores com relatos de experiência sobre suas iniciativas em comunicação pública de ciências de forma a contribuir para impulsionar reflexões sobre o tema na atualidade. Quem são os divulgadores de ciências no Brasil e como podemos nos unir para melhorar a prática e pensar em formas de profissionalização são algumas das questões em destaque nesta iniciativa.


A RedeComCiência (Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência) é uma das organizadoras do evento ao lado do Blogs de Ciência da Unicamp e do Instituto Principia. A Rede foi criada em 2018 com o objetivo de reunir profissionais que atuam de alguma forma na comunicação de ciências, como jornalistas, assessores, divulgadores científicos, cientistas e estudantes para juntos proporem formas de melhorar a qualidade do jornalismo e da comunicação pública de ciências em nosso país.


Iniciativas como as reuniões abertas da instituição, palestras e projetos como o Jornalismo Científico em 5 minutos são alguns exemplos das atividades desenvolvidas pela RedeComCiência.


Atualmente, o Blogs de Ciência da Unicamp é a maior rede de blogs sobre ciência do Brasil. Nele, a Extensão Universitária é vista como parte integrante da pesquisa e ensino. Desde 2015, o Blogs vem formando blogueiros/divulgadores científicos em cursos que recebem o nome de Integração, desenvolvendo pesquisas sobre Educação, Cultura e Divulgação Científica e dialogando e engajando diversos públicos para conhecer mais sobre as ciências.


O Instituto Principia tem três frentes de atividades: um centro de pesquisa que abriga grupos de cientistas para trabalharem por curtos períodos de tempo, uma escola de talentos que treina jovens com altas habilidades em ciências e um domo digital onde são organizados eventos de divulgação científica. O Principia iniciou suas atividades em 2017 sendo uma entidade de direito privado e sem fins lucrativos que tem como mantenedora a Fundação Instituto de Física Teórica, que existe há 70 anos e desde então contribui com o desenvolvimento da Física no Brasil.


Juntas, as três instituições vêm desenvolvendo ações voltadas para a comunicação pública de ciência em diferentes âmbitos.