Entre os dias 27 e 28 de agosto, acontece o Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência na sede do Instituto Principia em São Paulo, na Rua Pamplona,145
A primeira edição do Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência (EBDC2022), nos dias 27 e 28 de agosto, em São Paulo, tem como proposta reunir divulgadores científicos das mais diversas áreas do conhecimento para discutir teoria e prática em divulgação científica, área que tem crescido nos últimos anos.
Neste sentido, além das mesas temáticas com discussões que vão do jornalismo científico e do combate à desinformação a pesquisas na área, o espaço dos pôsteres foi pensado de forma a reunir pesquisadores com trabalhos acadêmicos e divulgadores com relatos de experiência sobre suas iniciativas em comunicação pública de ciências de forma a contribuir para impulsionar reflexões sobre o tema na atualidade. Quem são os divulgadores de ciências no Brasil e como podemos nos unir para melhorar a prática e pensar em formas de profissionalização são algumas das questões em destaque nesta iniciativa.
A RedeComCiência (Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência) é uma das organizadoras do evento ao lado do Blogs de Ciência da Unicamp e do Instituto Principia. A Rede foi criada em 2018 com o objetivo de reunir profissionais que atuam de alguma forma na comunicação de ciências, como jornalistas, assessores, divulgadores científicos, cientistas e estudantes para juntos proporem formas de melhorar a qualidade do jornalismo e da comunicação pública de ciências em nosso país.
Iniciativas como as reuniões abertas da instituição, palestras e projetos como o Jornalismo Científico em 5 minutos são alguns exemplos das atividades desenvolvidas pela RedeComCiência.
Atualmente, o Blogs de Ciência da Unicamp é a maior rede de blogs sobre ciência do Brasil. Nele, a Extensão Universitária é vista como parte integrante da pesquisa e ensino. Desde 2015, o Blogs vem formando blogueiros/divulgadores científicos em cursos que recebem o nome de Integração, desenvolvendo pesquisas sobre Educação, Cultura e Divulgação Científica e dialogando e engajando diversos públicos para conhecer mais sobre as ciências.
O Instituto Principia tem três frentes de atividades: um centro de pesquisa que abriga grupos de cientistas para trabalharem por curtos períodos de tempo, uma escola de talentos que treina jovens com altas habilidades em ciências e um domo digital onde são organizados eventos de divulgação científica. O Principia iniciou suas atividades em 2017 sendo uma entidade de direito privado e sem fins lucrativos que tem como mantenedora a Fundação Instituto de Física Teórica, que existe há 70 anos e desde então contribui com o desenvolvimento da Física no Brasil.
Juntas, as três instituições vêm desenvolvendo ações voltadas para a comunicação pública de ciência em diferentes âmbitos.
Kommentare